sábado, 7 de dezembro de 2019

CUIDA!É FLORESTA!XAMEGO LÊ CARTA DE LOLA É! MANAUS!

Daniely Lima, do Curso de Bacharelado em Teatro da Universidade do Estado do Amazonas... fala, em cartas, com o palhaço Xamego...  É!trabalho acadêmico... É! Espetáculo "Preciso Falar"...

É!O SHOW das Cartas... direto de Manaus... endereçadas para Maria Eliza... redigidas e apresentadas por Dani...  a palhaça "Lola"... a relatar a existência sobre a palhaça negra no contexto amazônico...

A bacharelanda destaca em texto... " as influências sensíveis da presença de Xamego.. no espetáculo em Manaus... e INSTANTE!... AQUI... neste orgulhoso picadeiro Guarany!...

CARTA 1- PROCESSO CRIATIVO E MONTAGEM...

"ELIZA, dentro de minhas escritas, quero apresentar a você os registros das vivências que tive até aqui... fragmentos das experiências dos quatro anos de graduação... e, dentre esses acontecimentos, o meu encontro com você... e suas influências... a solidão da mulher negra dentro de... "Preciso falar"..."

O palhaço e a palhaça... duas mulheres... encontram-se e conversam... em Manaus... e nesse momento virtual... SEMTEMPO... SÓMagiaaaaaaaaaaa...

CARTA 2 - ... LOLA E O FEMINISMO NEGRO...

"Sem saber...você me faz rever... questões que não compreendia... ensinou muito neste percurso. O que pretendo por meio dessas várias escritas que permeiam as vivências que tivemos juntas, é continuar amadurecendo. Fico pensando em tudo que você passou, lá na década de 40... no circo Guarany... Foi por meio do Xamego que Lola pode, hoje, ir e vir... Foi difícil,  Maria Eliza... tocar um circo... assumir a profissão... perder rebentos... criar filhos... Eu te admiro. Espero que fique comigo para entender melhor sobre o que está pulsando nessas escritas... Com carinho, Dani." 

 
Dani para Maria: "A sala de número 304, na Escola Superior de Artes e Turismo - ESAT - da Universidade do Amazonas, trazia seu nome. Tiraram a placa. Mas recoloquei você, Dona Maria Eliza Xamego. Você está lá..." Toda a plateia, a de Manaus e a deste picadeiro virtual, vê a placa, Dani... E aplaude... BRAVO!!!

CARTA III - CONSIDERAÇÕES EM MOVIMENTO

"Eliza, me sinto feliz... feliz por você fazer parte disso e pela Lola ter surgido para dar cor a minha existência. Imagino que você também viu no Xamego algo muito especial e que florescia os seus dias, assim como Lola, os meus. Todos os passos que você deu, me impulsionaram a estar aqui. Sem ao menos saber o que eles representam hoje... sem ajuda... com garra e coragem... coragem essa que apaixona. Uma amiga disse que se apaixonou pelo processo da Lola. Mas ela só se apaixonou por Lola, porque eu me apaixonei, antes, pelo processo da Xamego. Obrigada pela sua companhia e presença forte nas minhas pesquisas... Dany."

DANY!!! A família Xamego agradece... e o palhaço também... 


 PÁGINA 25... Antes da bibliografia... É!CHAVEDEOURO, DANY!!!E vamos.. TODOS!... lutar pelos sorrisos... os risos...  pela nossa Floresta...


E na APOTEOSE... Continua-se no assunto ACADEMIA... 

É! direto do Centro do Circo... e de SAMPA... a doutora Ermínia Silva recebe a Pesquisa do João... são os rumos da história... a alimentar a Memória Cultural do país...VIVAAAAA...





Nenhum comentário:

Postar um comentário