terça-feira, 22 de agosto de 2023

 FAZ 105 ANOS! E XAMEGO OCUPA JUNDIAÍ! VIVA GUARANY!

Era 1918... Maria Eliza, 9 anos,  enfrentava a terrível pandemia da gripe espanhola, em Jundiaí...  no Circo Guarany... dos pais João e Brígida... lá, a prefeitura local auxiliou a trupe...  segundo notícia destacada no Jornal Correio Paulistano em 23 de novembro...

Mais de um século depois... Xamego ocupa o cinema da cidade... com a história circense dela e sua família.... É! Documentário “Minha avó era palhaçO”... no cinema do SESCJundiaí, quarta-feira, 20 horas...  É! exibição com aventuras, segredos e inesquecíveis encontros de total apoio...

PRESENTÃO prá PalhaçOMaria e família... Carinho e agradecimentos aos jundiaienses, corações gigantes...

E a história xameguenta do Circo Theatro Guarany se repete...

É!Espetáculo das cidades que formam São Paulo... cidades preferidas pela trupe do Circo dos Pretos... DÁ!LHE Suzano...

TUDO! Acontece no Parque MAX FEFFER... CÁ!ESTÁ a   Exposição Fotográfica Itinerante “A mulher do Circo”... trabalhos de Robson Regato... a destacar performances das principais artistas circenses... dos mais variados recantos brasileiros... palhaças como Birota e Xamego...em AÇÃO! E Ao lado da pequena acróbata.

TAÍ, o artista dos flagrantes...ROBSON REGATO... TÁCÁ, Mariana-NetaeVovó... honradas por fazer parte do FESTIVO EVENTO... num sábado mais que especial... LEGAL!

Clica no Catálogo pra ver! QUE BONIIIITAEXPOSIÇÃO!!

Uauuuu Uauuu Uauuu

E o Calunguinha com Xamego ESTREOU dia 11/08!

AI MI CORAZÓN!

- Mira papá, que alegria ser parte desse podcast, né, vó!?

- Uma honra, nina!

é link LÁ! LINK ACOLÁ!...VEM XAMEGOOOO E BENJAMIM.. PIRLIMPIM PIM

SENTAAAA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA!OBA!

AQUI

E a APOTEOSE do AGORA...  traz de volta aquele novembro especial da menina EIiza... SINTA-SE! no século passado... NOTE!  que  SOLIDARIEDADE e MÃONAMÃO entre brasileiros... vem de longe...

É! uma de tantas fotos da “galeria” do livro, a ser lançado... 

“Os caminhos do negro João Alves por esse país de Meu Deus...”



domingo, 20 de agosto de 2023

É! XAMEGO! VIVA! É!THEATRO-GUARANY ON LIFE! NO AR!

TABULETAS E RECLAMES... reclamam e anunciam... o Guarany, com “Y”... É! THEATRO, com “AGÁ!...

Naqueles tempos e neste instante... revela-se... diante da atenta plateia... de todas as galáxias... o sucesso da atriz Maria... em Festival de ÉSSEPÊ... e de São José do Rio Preto... XAMEGOESTÁVIBRANDO!!!

É!TRIPLO Espetáculo Teatral, num só JÁ!!!... SABOREIE, POIS!... e aplauda a Palhaço Mulher... a ocupar palcos simultâneos... por CÁ... ACOLÁ... e no AGORA!.

AQUI TEM!... lona e palco... ora encantados pela serragem do SALIM-Parlap-ATCHIM... ATENTE!... aos trabalhos desenhísticos salinenses...  genro ROBERTO... considerado o caçula... o mais xameguento das terras e céus..

Dias 29/06 e 5/07 adentram este cenário virtual... ao mesmo tempo... o “Cabaré das Negas”, com arquibancadas lotadas..  e o bate-papo acrobata-filha e neta... da Vovó... com cadeiras ocupadas do simpático bar... elegantes espaços do PARLAPATÕES...

E!BRILHA XAMEGO!!! no palco e na tela, em ÉSSEPÊ... transformadas em pitadas curiosas e divertidas... ETA!PLATEIAFELIZ e FAMILIA EMOCIONADA!

Nos quatro fins de semana de Julho... no SESC Belenzinho... e neste INSTANTE... o ESPETACULAR MUSICAL da Resistência Negra “ZEBRA SEM NOME”... integra a peça ninguém mais que... XAMEGO!... que se orgulha do reconhecimento do elenco... “a lapela da palhaço traz... até hoje... uma camélia branca...”

SIM! OVAÇÃO!!! ... É! símbolo da luta pela Abolição...É!PUNHONOALTO... É! Resistir! Ó Negros e Negras do Brasil!

E NAQUELE SURPREENDENTE DIA 22/07/23 ... assim como neste GLORIOSO MOMENTO... ISAAC, o diretor... e GISELE, a atriz... provocam... lágrimas e surpresas... É! “E o palhaço o que é?...”

EAPLATEIAPEDEBIS... É! PRÁJÁ!... CLICA DENOVO! 

VALEAPENAVÊDENOVO... XamegoeMariaElisa... braço-nos-braços da grande riopretense Gisele... MA-RA-VI-LHA!!!

ENOSSAPOTEOSEDOAGORA... EXIGE!... A-TEN-ÇÃO... CÁ VEM Mulheragem... É! a Irmã Indígena da Xamego... COM voceis EPHIGÊNIA “PEAGÁ”... Parceira, Briguenta, Amiga, Companheira, Até o fim, literalmente!

É!TITA no palco... Ephigênia Rodrigues Alves... feminista ferrenha... nos atos e no corte dos lindos cabelos... especialmente interessada em toda carreira política e literária do baiano... JORGE AMADO. 

LEIA!!!... o Jornal de Batatais...  quase rasga-se por tantos elogios que nossa TITA merece!!! Saudade, querida...