sábado, 12 de maio de 2018

VÓ 100? SESCTV GARANTE 100, 101, 102, 103. UÓTIMO!
[Da série: MULHERES QUE (me) INSPIRAM]
Agora, às 19h, será exibido o documentário Minha avó era palhaço, na SESC TV. O filme conta um pouquinho do Xamego, palhaço homem, interpretado por vó Elisa num tempo em que o circo permitia às mulheres alguns poucos papéis. Papéis que não esse. Vó Elisa, transgrediu códigos de gênero e época, mesmo sendo brasileira, negra e índia, graças ao seu talento e ousadia. Dona Elisa foi a primeira palhaça negra do Brasil e vale muito a pena saber como!
Dizem os conhecidos, porque não me lembro bem, que essa Vó saía sem dar notícia de destino e que trabalhava no circo escondida, mesmo as voltas de seus 80 anos. No dia-a-dia foi uma avó cheia de carinho ede histórias, verdadeiras e carregadas de muita força e delicadeza. O que me lembro era de ouvi-la dizer janelinha, janelinha, porta, campainha, enquanto passava o dedo sobre meus olhos, nariz e boca, todas as vezes que nossos caminhos se cruzavam. E essas são coisas que ficam marcadas em nós e que também passam. Passam degeração pra geração. É por isso que esse MULHERES QUE (me) INSPIRAM não é de um só moçoila, mas de 3.
Dona Elisa era avó da minha irmã Mariana, que documentou muito bem esta história ao lado de Ana Minehira - a talentosa âncora de uma menina pra lá de sonhadora. Sim, Mariana Gabriel talvez seja a pessoa mais sonhadora que conheço. E conheço há mais de 30 anos. Uma moça dona de sonhos imensos e intensos que impulsionados por uma força surreal, daquelas que vem lá do fundo da alma, transformam-se em realidade. Eles aproximam lugares, pessoas, países. Forja conexões que aos olhos dos mais céticos nunca aconteceriam. Ah, e nem contei que ela também empresta corpo e alma pra palhaça Birota, que vem tomando forma aos pouquinhos e seguindo os passos de D. Elisa sem pressa. Vale muito a pena ver uma pequena amostra dessa força e desses sonhos!
E a Mari, ainda é filha da D. Daise. Nossa 3a mulher inspiradora de hoje fez força de cabelo no circo quando pequena e depois se emaranhou nas notícias e nos jornais, muito dona de seu próprio nariz. Para arejar e espairecer, D. Daise pega a rodovia Castelo a qualquer hora e dá um pulinho no sítio, onde cata mato, cuida de pomar e de cachorro. Cursou e traduz francês, grego e latim antigos, armênio, mandarim e tupi guarani, tudo isso depois dos 45 anos - passatempo letrado esse, não!?De uns 10 anos pra cá decidiu sacudir a poeira de novo, agora no visual. Assumiu um cabelo afro maravilhoso e um estilo de diva, cheiode sex-appeal e ginga. Beijinho no ombro pra tod@s nós: isso foi depois dos 60, tá!? Vale muito a pena conhecer um pouco dessa metamorfose ambulante que só muda pra melhor!
Então faz uma pipoca e aproveita o picadeiro e essa mulherada maravilhosa! 
Tem reprise dia 15, às 23h, também!
Sintoniza na SESC TV e curte a fan page delas!

http://www.ultrajano.com.br/100-vezes-minha-avo-era-palhaco/

Surpresas do dez de maio... começa valendo cem: é texto-carinho de neta-filha, a Valentina, a dona da grife-visual-do-documentário "Téo-Valê-Mia e agora?José"... ESMERO!... Segue  decisão do SESCTV... HONRA: calendário aumenta... invade a semana...  SÓALEGRIA!... E o cem vale MIL!

DAI... FICA!DIÔio!... É! a nova agenda, outras datas... mudam horários... seguem os  dias... A começar neste sábado... daí domingo das MÃES... FESTA!!!... e então segunda e depois terça-103! PUXA!EXPECTATIVA SUPERADA... É! Espetáculo mais espetáculo... exibição atrás de exibição... É! "Minha avó era palhaço"  e plateia-GERAL!... dos planetas... das galáxias... terras e... telas... a acompanhar cada lance... cada tomada... todos os closes... E AQUEEEEEEEEEELAAA TRILHA SONORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA... EMOÇÃO!

12/5 sábado 19:00h
13/5 domingo 16:00h
14/4 segunda 00:00h
15/5 terça 23:00h
https://www.sesctv.org.br/
*20/05 domingo 11h30 no 
SESC Campo Limpo


 É!Entrar na internet... e CLICA!...  OI TV canal 128 ou SESCTV.ORG.BR/AOVIVO... e SENTA! que lá vem GUARANY!... é Circo... É!mamãe... É!palhaço... TEM!Xamego... TEM!Birota... Gonzagão... E se perder... TEM! mais QUATRO... toda chance... OBA!!!


AGORA!É!HORAMamãe Xamego e filhotes... SOLENES!... naquele instantâneo que papai Eurico eternizou... a dirigir a família REIS e o fotógrafo de plantão... Afinal,  o domingo é dia das MÃES"... VIVA!

Na sala de fotos,  Maria Eliza penteado-sandáliasebatom senta-se... MUITOelegante... Aristeu terno-sem-paletó estufa o peito... e DaiseSóLaçarote arredonda olhos e exibe tranças... No picadeiro, o número era... "Os três malucos"...

E ENTÃO a família Xamego solta a voz  e resume estes dois anos... um  tempo todo... sempre... INACREDITAVELMENTE mágico...

E o trio Salim, Daise, Mariana PERPLEXO concorda: " ÔMEUDEUS!!!... É só surpresa... uma atrás da outra... uma melhor que a outra".E lá na parede  ( tá vendo?)  o Xamego CLARO! sorri.