sábado, 4 de maio de 2019

É! A... É! O... SER OU NÃO! É QUESTÃO? EIS XAMEGO!

Devidamente batizada... como um dos catorze PalhaçOS BrasileirOs... protagonistas da Primeira Exposição... até 22 deste maio... no Centro de Memória do Circo... a atriz Maria... apresenta o espetáculo de hoje... É!Passado no Futuro... 

E para orgulho de planetas e nuvens... e deste blog... aliás, tapete...  daí, o intergaláctico Guarany... SIM!ÉTUPI... adentra ao picadeiro voador... o trio acima... DÁ-LHE!!! palmas... com voceis... a neta Birota... a vovó Xamego e...... OOO "TIOOOO" BENJAAAAAAAAAMIIIIIIIIIIIIIIIMMMMMMMMM...

Solicita-se à plateia... ora, boquiaberta... e... espera-se.... mais confortável... já que o túnel dos tempos... PARA!!!... não gira... assim... NOTE!... ANALISE!... FILIGRANE!!!... o vestuário de cada uma das queridas figuras... neste INSTANTEFOCAFOTO!!! 

SOBRETUDO!... DETENHA-TE!!!... nos detalhes do traje escolhido... pela neta... e, séculos e milênio antes...  pelo seu... por que não???... pela estreita amizade... ora confirmada em inúmeros registros de recentes pesquisas familiares... repete-se... seu, "tio"-entre-aspas... então... benja-mi-me!... este quase parente..

É! direto dos guardados do Circo Guarany... que se pode ver. à paisana... de um lado...  o elegante e solene  ator, Benjamim de Oliveira... e, de outro... logo após  um rápido girar dos mundos... o boneco da Exposição-da-São João... É!MAGIADEMAIS!!!

COINCIDÊNCIAOUNÃO???... Eis a questão... no caso, não a conhecida questão shakespeariana... mas... a basear o dito prosaico... a dúvida relativizada... a espalhar-se pelos mundos e terras médias... nestes tempos... sem tempo... TERIA??? a PalhaçA-netA!!!... certa inspiração vinda daquele... grande amigo e participante  dos Circo dos Pretos... "TIO"Benjamim... ASPAS-CARINHO!... dos ALVES???... COMPARE, POIS!

Bem... são os bonecos... de pano... idealizados pela talentosa artista, ribeirão-pretana, Maria Nabão...  um jovem Xamego dreads-sapatos vermelhos... cor escolhida nos laçarotes de Birota... E da vovó Maria?... onde?...  estaria a inspiração de Mariana???

POIS!ESTAÉ!APOTEOSE!OPRESENTEDOPASSADOFUTURODEAGORA...TUDO!JUNTOEMISTURADO.É!XAMEGO MALUCO!!!




 PoisBEM! COR... SEMPRE ESTÁ-TUA... nos trajes do clown... do excêntrico... seja palhaçO... ou palhaçA, enfim... em todos os palhacXS... pois... este é o plural... em acordo com o plural da humanidade... 


De nada valem certas questões... tão antigas quanto ultrapassadas... em qualquer planeta... astro... ou estrela... É!BRILHO!!!  


O importante é ALEGRIA!... aquela de todos... e em todos os tempos. Palavra de Família Xamego!!!