sábado, 7 de outubro de 2017

 CRIANÇA, BENDITA SOIS VÓS ÓAPARECIDA, É!MARIAÉRECIFE

 E não é?que... mal iniciado este Outubro, o Xamego... a vovó e a dupla Mari-Mine apresentam e debatem seu... delas... o HIPER!Ativo documentário... na véspera do feriado, às 20 horas, dia 11, quarta-feira... no cinema da FUNDAJ - Fundação Joaquim Nabuco em Recife.

EEEEEEEEEEEEEEEEEEEE... DÁ!Lhe frevo... É o SIM!Salabim... mais maracatu e baião das galáxias... no Pernambuco do Gonzagão... É! FESTA... e o Lua... ORGULHOSO... GARBOSO... UM rei da sanfona-GIBÃO-CHAPÉUBOIADEIRO... SOLENE... ora anfitriãoMAIOR!... saúda o amigo-palhaçoREI!... lá vai XAXADO... é SÓ! xamego... É MUITA! serragem do pirlimPA-TCHIM!!!

MERGULHE!JÁ!!!... neste agora... no MAR!vermelho-bexigasmil... abertura da ALEGRIA!FESTA... em Feira de Santana-Bahia... SÓ!palhaças pelas ruas...


ISSOSIM! é intervenção... e todos baianos ou não.. ESPANTO!... adoooooraaaaraaam a atividade... ATIVÍIISSSIMA... coordenada por Felícia de Castro...  É! a Vivência das Palhaças Bem Vindas Sois Vós... entre as mulheres... homens... velhinhos... e crianças... Foto de Rodrigo Robleño.


SÃO! As "Semeadoras Cômicas"... a semear FELICIDADE!... modelitos e, claro... ABRAÇO!!!...


E... dentre tantas mil... ÉS!Tu Brasil... a mais nova neta da vovó... Felícia de Castro ... e a mais primogênita de todas, codinome Mariana... ( por sinal, procure a Birota-entre-bexigas lá em cima....viu!SÓ? )... Foto de Demian Reis.

EDAÍ!... O momento TODOS os avós xaxadenses e, SIM!... xamegosos... direto da Comunidade QUILOMBOLA do Distrito São José, Bahia...

 OLHA!Elas... LINDAS!... como a vovó Maria Eliza... uma a curtir, tal Xamego... o lencinho colorido... NOTE! Eles... ELEGANTES... com as charmosas cãs-vida-sabedoria. 
É!CINEMA-CASACHEIA!

CHEGA! O AGORA desta hora. MOMENTO-BIRIBINHA: DE PALHAÇO PRA PALHAÇOS (A)...

 Birota-atenção... Xamego-telão... Biribinha a memoriar... Em pauta... o primeiro palhaço da família ALVES: o negro João!... pai da Maria... avô da Daise... bisavô da Mariana... Foto de Rodrigo Robleño.

TEMSURPRESA! MOMENTO-PRÊMIO... "Não dá prá segurar... explode coração"... o poetar do príncipe do rei do Baião, saudoso Gonzaguinha.

AH! Essas palhaças cheias de graça... e CARINHO... SEGURA! a marimba... senão a neta do palhaço... HONRA!... cai e abre a mão... MuitaEMOÇÃO!É o troféu BIRIBINHA!
... o mestre dos picadeiros...  Foto de Rodrigo Robleño

CORAGEM!Garota... É OVERDOSE- DE-ALEGRIA!... num festival SÓ!... que, aliás, só termina quando acabar... na quinta-feriadoMAIOR... dia 12 de outubro... SOLTA! AVOZ embargada... é palavrear... explicar... chorar...


Birota e Mariana mal conseguem falar... sem sentar... 
é o eterno agradecer da família Xamego.