sábado, 22 de agosto de 2015


Allez! Allez!...Suingue: Meu nome é Suingue, mas pode me chamar de “Xaxado”!
Hoje tem espetáculo?... Tem só não!... Hoje “É“ espetáculo! É o agora mais incrível dos agoras de todos os mundos. É o picadeiro-blog sendo ocupado e tomado por essa família mais que tudo... É o palhaço mais palhaço dos planetas... o mundo dos mundos mais coloridos, iluminados e divertidos de todo o Universo virtual. Tem lona, serragem, artistas e animais... todos circenses. Todos com o conhecido jogo de cintura e aquele xaxado no pé... porque o Xamego é o Rei... com o Reis... e o Gonzagão é o maior... com aqueeeeeeeela sanfuuuuuuuona... Olha lá a alegria!... Vamos xamegar e aplaudir que começa a...

PRIMEIRA PARTE – PRIMEIRO NÚMERO

“A Pena “polaca” e a gata manhosa, mimosa, Mimi... au!”

Flagrantes da Mimi-au! no camarim.
 Você não vai acreditar nos dentinhos. Notou a carninha?
Tá focando os dentes?... Olha lá... é um alerta... Toda gata prima pelas unhas... mas esta, a grande atração de agora, tem os dentes... aqueles... todos eles... fortes, afiados, a-me-a-ça-do-res... Destacam-se, pois, como refletores... Brilham, não é? ...  batem no olho e voltam tal fachos de luz... Opa!... E a pena “polaca”?... Vem com ela, oras! Na cabecinha dengosa... e ambas sacolejam, dengam... seguem com mi-au!-dos e... xamegam... caprichosas. Mimi é uma graça, au!... Ela retrai as unhas retráteis e mostra a incrível arcada dentária... arca ou baú?... Não se deixe iludir. Daí, Mimi-au!, entra no enfeitado cestinho e sobe lentamente laááááááá´ pro alto da lona... Que coragem!... Quem diria?... Ela e a perturbadora peninha que é da Polônia, mas sabe tudo de baião... de xaxado... de xamego... Que requebros! Nota os pezinhos na sandalinha?... As unhinhas coloridas?... É um truque, um disfarce... Atente, pois!... 
Ah... as unhas... Esquece!... Foca os dentes. Será que ela vai se assustar? Será que vai pular? Será que vai cair? Não... ela vai é MORDER... a traquitana cuidadosa e perfeitamente preparada pelo Xamego e... Cruzes!... Ela dispara lá de cima... girando em rodeios rápidos... descendo... O coração dispara?... ela também... por fim pousando no picadeiro... miando-au!... leve como a pena polaca que sequer balança pra não estragar o penteado... Ambas agradecem os aplausos... Merecidos, pois não?... Xamego está radiante!... Gosta do jeitinho? Gosta do ronron?... Do vermelho da unha?... Cuidado!... Os dentes dela são grandiosos e espantosos tanto quanto seu show!...Uma graciosa e terrível atração!... Avisou-se!  
E Xamego está orgulhoso e xamegoso como nunca. Esta gatinha é uma grande artista... tem força de presença e principalmente força... dental! Aplaudam, aplaudam que o charme... e a surpresa!... merecem.
Tanto a gatinha quanto a peninha são terríveis.

SEGUNDA PARTE
Ah!... os interessantes animais circenses... Numa escala de ferozes leões, tigres e desajeitados elefantes e chimpanzés, até cães, gatos e galinhas, todos do Circo Guarani são domados, domesticados... domésticos... amigos, enfim... E o Xamego adoooooooora todos eles. Brinca com eles,  trabalha com eles... aprende com eles... daí a peça...

"PALHAÇO, ESTRIPULIAS E O MUNDO ANIMAL.”
 Só se sai daqui quando Xamego mandar!

Cenário: No pó da aromática serragem do picadeiro-blog – bom,  né? –  aqui duas bolas, ali três arcos... acolá um banquinho muito colorido... mais perto um cestinho enfeitado... ao longe uma pena polaca esquecida.

Protagonistas: Xamego e todos os animais da barraca, do camarim e do picadeiro, no caso, virtuais.
1º Ato. Xamego, preocupado, suspira a serragem. Os tempos mudam. E muito. Mesmo no seu picadeiro atualíssimo, ele não consegue imaginar “onde as coisas vão parar”. Convoca a reunião, urgente!, com seus grandes amigos e parceiros. “Allez, Allez”... São as palavras de ordem!
2º Ato. Todo mundo lá... Allez! o chimpanzé Pescador com seu jeitão “Ah... os palhaços humanos...” Allez! A galinha Totoca, comendo um spaguetti sem parar de tuitar com o Pitoco e seus três pitoquinhos... Allez! O cão Suingue que só quer xamegar e, mi-au!-ndo!, a “só-dentes-gatinha”. Os olhares demonstram perplexidade e, vá lá, alguma pressa porque os mundos não podem parar e os tempos são outros... “ Em ritmo de bit”, reflete o chimpanzé.
3º Ato. Xamego solene: Bem, amigos... do Xamego!... Pânico geral... A galera espeta rabos, orelhas e asas... E o palhaço segue:  “Os mundos estão esquisitos. Diferentes, complicados... temos que sair das mesmices, sem sair do lugar... com um simples apertar de botão... daí imagino ser difícil... continuar xaxando, xamegando, enfim... como diria meu irmão Gonzagão... vai ser difícil mostrar pra vocês como se dança um baião...” Suingue não resiste e sai cantando e xaxando para acalmar o parceiro. Aplausos gerais e assobios do chimpanzé que conclui em silêncio “A vida é mais...”
4º Ato. Mas, espalhado pelo espaço imenso do picadeiro do mundo virtual, o mundo animal, não se sente acuado. Afinal, quase sempre o mundo virtual também é “animal!”... Assim, ainda restam trilhões de luzes no fim dos inumeráveis túneis... Xamego, porém radicaliza: “Já encarei uma câmera de tevê!”... Oooooooooohhhhhhs seguidos e até Pescador treme nas bases... “Que interessante”, considera, acalmando as quatro mãos. O palhaço detalha: ”Ela fez tudo o que fiz... saltou... xaxou... xamegou... cambalhotou...” Olhos e rabos saltados. “E transmitiu tudo aos incontáveis telespectadores ao vivo e em cores...” Nem mosquito por lá. “Mas... está difícil... não deu pra ver a plateia-família-infinita...” Tristeza e espanto intergaláctico... Pescador: “Ainda bem que é só ensaio...”

5º Ato. Xamego irritado: “E ninguém sai daqui se eu não mandar!...” Está-tuas!... Patinhas e asinhas no ar... Até a Totoca erra no “whatsApp” e mentaliza o cafofo, pois a família precisa entender que há uma emergência. Segue-se um Xamego carinhoso: “Fui ao Clube Papai Noel, toquei com o capote... ao Circo BomBril, apresentei os guizos, ao Circo do Arrelia, apresentei “Os três malucos”... Mas... olhei, olhei... as pessoas olhavam, olhavam... as câmeras televisavam... e eu não senti aquele “olho no olho” do picadeiro, mesmo que no caso seja um blog... Que faço?...” O chimpanzé pede um aparte... Imagina sua família, fazendo estripulias com malabares e , estimulado, formula a questão: “Vocês sabem que a câmera  tem um olho?...” Xamego: “Não mente pra mim, Pescador!” O filósofo: “ Para menina..., opa!, Xamego!”. A galera: “Non me lo digas, Pescador.” Gargalhadas gerais... Alegria de volta... Xamego com o chimpanzé, abraçados, começam por fim a cantar aquela musiquinha popular: “ Nas telas que se vê, no meio deste Globo... a gente só quer vê...breque pro Suingue!... O OLHO...” E o mundo animal completa: “NO OLHO!”... Tá-rá-tá-tá!

Você vê a serragem do picadeiro do Xamego no ar? Ela é virtual e “animal”, tudo junto e misturado!... Etcha Xamego ótimo!

Final do espetáculo e início da Era-Xamego em todas as mídias e terras médias... Tá-rá-tá-tá! Oba!