sábado, 11 de abril de 2015


Xamego
Respeitável público, ah! como é bom encontrar com você, semana a semana. E melhor ainda, num picadeiro-blog sem tempo, sem lugar, mas muuuuuito, muuuito animado. É só alegria...

Ouviram o primeiro sinal?... Atenção que daqui a pouco, muito pouco, pouco mesmo o maior espetáculo do espaaaaaço sideraaaaal vai começar. 

Epa! Está batendo o segundo sinal. Holofotes a postos, vai sentando pessoal que as arquibancadas estão ficando cheias... 

Ouça lá o terceeeeeeeiro e úuuuuuuultimo sinal.... Gonzagão na caixa que o nosso fantáaaaaaaaastico Xamego vai entraaaaaaaaar...

Todo mundo quer saber o que é o Xamego...


PRIMEIRA PARTE, PRIMEIRO NÚMERO

Xamego e Reis
E ele entra com uma alegria toda especial. Espalha-se pelo picadeiro-blog sugerindo uma felicidade jamais percebida antes. Que estará acontecendo com o nosso palhaço tão querido?... 

Ah! Ele está anunciando entusiasticamente um artista... Quem?... É impressão minha ou ele está dizendo: “É o meu parceiro Reis”.

Cortinas balançando e no centro das luzes coloridas e dançantes lá está a dupla famosa: Xameeeeeego eeeeee Reeeeeeeis...A entrada já começa:

Nooooossa Xamego, quanto tempo a gente não se encontra, você está muito bem para os seus 106 anos.

- No me lo digas, Reis!

- Eu fui embora muito antes de você, mas estou feliz em te reencontrar. E mais contente ainda de conhecer este picadeiro tão divertido.

- No me lo digas, Reis!

- Já entendi.  A cada semana acontece um novo espetáculo nesse picadeiro virtual. Que legal!... E eu estou muito entusiasmado com essa casa cada vez mais cheia.

- No me lo digas, Eurico!... E o Xamego tapa a boca, assustado.
As palmas são mais que efusivas. A platéia agora sabe de tudo...


Segundo número

“A jovem Rouxinol e o Peru falador”


Ouça os gorjeios de Wilma Bentivegna

Quando o Peru entra em cena, falando sem parar, a casa lotada, até as lonas... vem abaixo. Minha nossa! Esse Peru que fala é mesmo o máximo!  É ele, sem dúvida a grande atração de toda a Caravana... Ele fala tanto e tão rápido que está vermelho de tanto falar... 

E fala mais que a boca – opa! – mais que o bico... Vai anunciando uma grande atração atrás da outra, sempre falando sem parar. É incansável... Que show espetacular!... 

E o Peru vai falando... com vocês, o engraçadíssimo Ronald Golias... agora, o multiartista Gibe... e no picadeiro-blog, o impagável Manoel de Nobrega...   é a vez da terrível Nhá Barbina... É só piada. Só gargalhada. Uma fileira incrível de grandes atrações...  

Um espetáculo ensurdecedor... De repente, o Peru falador cala a boca – opa! – o bico. Silêncio total... 

É que a jovem rouxinol está no meio do picadeiro... Que voz! – opa! – que gorjeios!... Que letra! – opa! que sons!... Que maravilha de canção apresenta essa Wilma Bentivegna! – opa! 


Wilma Bentivegna
Esse rouxinol!... Que sensacional esse Silvio Santos! – opa! – esse Peru falador...


Peru falando na rádio

São mais de um milhão de aplausos


Segunda Parte 

O FUTURO EX-PADRE QUE FUGIU COM CIRCO


Eurico Reis. O fujão.

Cenário: O interior de uma barraca de circo. Mesa, quatro cadeiras, uma pia cheia de pratos e talheres para lavar. Uma jovem magrinha, cabelos ao ombro, costura uma roupa de trapezista, sentada. Outra jovem, mais gordinha, cabelos curtos, em pé, penteia uma cabeleira longa, de cachos, para o papel da duquesa.

1o Ato: Entram, na barraca, dois jovens irmãos sorrindo, um deles mais falante perguntando se existem vagas no Circo. A jovem magrinha pergunta quem quer saber. O falante explica que seu irmão mais novo, o de olhos verdes, saiu do Seminário e precisa trabalhar. As duas se interessam e a conversa do grupo se prolonga.

2o Ato: Os dois jovens ensaiam ao violão, sob a aprovação da jovem magrinha. O mais tímido apenas toca e o mais velho canta alegre. A garota gordinha entra na barraca e diz que o proprietário do Circo, seu pai, aprovou a dupla e ambas acompanham os dois irmãos, cantando e dançando pela cozinha.

3o Ato: O irmão mais velho toca violão. O jovem de olhos verdes entra na cozinha pronto para o papel de galã e a jovem gordinha paramentada para o papel de caricata se esconde atrás da irmã, já escalada para a ingênua. Os quatro riem e começam a ensaiar seus papéis.

4o Ato: A jovem engraçada prepara, cheia de trejeitos, de costas, uma refeição no fogão e o jovem de olhos verdes toca e canta, sentado, muito à vontade. Seu irmão entra e o acompanha em outro violão e a jovem magrinha aparece para completar o grupo e todos conversam e se divertem até o fim do ato.

5o Ato: O palhaço Xamego amamenta a filha menor na cadeira e o jovem de olhos verdes, em pé, brinca com o filho mais velho que está sentado na cadeira ao lado da mesa. O casal combina as piadas para o espetáculo que está sendo anunciado nos alto-falantes pela jovem Efigênia. O jovem mais velho, Nuno, entra na cozinha e pergunta:” Ô, Eurico, a Eliza já tá pronta?”. Já estava formada a família da dupla Xamego e Reis.


Xamego e Reis em casa.

Ô cumpade chegadinho, que Xamego bom, que Xamego bom...

Fim de espetáculo.