sábado, 4 de junho de 2016

SEGREDOS DE PALHAÇOS 
XAMEGO E PACÍFICO.

Data da exibição no MIS: São Paulo, dia 7/04/16, Vinte e três horas.

Abrem-se aspas – FRED LINARDI:

Quase não consegui ir, mas que sorte eu tive por ter conseguido. Numa apática noite de quinta-feira, as cores chegaram e se armaram como um circo.

Vi o encontro de duas palhaças: uma neta com sua avó. A neta, em busca das histórias que traz em seu sangue composto também de serragem; a avó, à espera de ser encontrada através do baú que antes de partir deixou escondido, misturado, espalhado, à melhor maneira de um jogo de esconde-esconde, de um jogo circense.

A jovem de 33 anos de hoje encontra com a jovem da mesma idade, em foto sépia, no filtro autêntico daqueles tempos áureos do circo.

O título já enuncia que, sim, sua avó era palhaço. E vem aí toda a transgressão. Maria Eliza, nascida no começo do século passado, era de família circense e se tornou o que nenhuma mulher ousara ser: palhaço. 

Quando a profissão sequer conhecia o gênero feminino da palavra.
Entrava no palco como Palhaço Xamego, escondendo que dentro dele morava uma moça. A maquiagem, no entanto, não escondia sua cor. Xamego era mulher, era palhaço, era negra. Teve nove filhos.

A aparente ilusão que separa duas gerações foi rompida por essa neta que, na busca que parece tão distante, encontra sua avó nas miudezas grandiosas de um velho clichê de gráfica. Liga os pontos, encontra antigos circenses. tece a teia.

Um belo trabalho de resgate num país que começa há pouco tempo a preservar seu patrimônio memorialístico. A neta Mariana uniu o resgate familiar com a profunda cultura de um país, trazendo a questão do artista, do circo, do gênero, da cor da pele, da memória.

Vi o encontro de duas palhaças que, como numa dança que vai além do tempo e do espaço, na verdade jamais se desencontraram e jamais vão se desencontrar.

Parabéns Mariana Gabriel, Ana Minehira, equipe e família, ou família-equipe!
Fecham-se aspas.

O autor da encantadora carta Fred Linardi é o PALHAÇO PACÍFICO... que conversa com Xamego!